sábado, 25 de janeiro de 2014

Massa de modelar caseira. Uma reflexao em seus beneficios e o passo a passo de uma receita bem fácil.

            As férias estao quase acabando, a maioria das pessoas ja voltaram de viagem ou da praia e as tradicionais chuvas de final de Janeiro insistem em nao quebrar a tradicao. Quando o tempo esta ensolarado e apropriado para brincar la fora  é fácil espantar o tédio e nao precisamos de tanta criatividade para estimula-los. Mas se o tempo vira, fica mais difícil segurar a turminha em casa.  Neste caso eu tenho notado que a melhor maneira de entreter as criancas é deixa-las colocar a mao na massa. Um sessao de fazer e assar biscoitos é sempre bastante divertido, mas para aquelas maes que nao tem dotes culinários a criacao de massa de modelar é tambem uma boa pedida. 

Para isso voce vai precisar 



* Farinha de trigo
*sal
*azeite de oliva
*água 
*colorantes alimentares
*um copo para medir a farinha e outro para medir a agua
*quatro vasilhas

Escolha uma superfície lisa e que seja fácil de limpar, por que o processo todo vai fazer bagunca. Eu escolhi o chao. Arrastei mesa e cadeira e deixei ela brincar e fazer toda a bagunca no chao.




Divida igualmente um copo de água com um pouco de azzeite e sal entre as quatro vasilhas e coloque algumas gotas de colorante alimentar nestas águas. A intensidade da cor vai depender de quantas gotas de corantes foi colocada na água.




Após esta etapa coloque um copo de farinha em cada vasilha e mexa bem.












Mexa ate a massa ficar com uma consistencia que de para modelar.



O ideal é deixa-los colocar a mao na massa e exercitar esta coordenacao motora fina ( dos dedinhos) e grossa ( maos e bracos)



A bagunca será inevitável, como também o sorriso e satisfacao de ter participado e feito seu próprio brinquedo. O que faz valer tudo a pena.

Os benefícios de brincar com a massa de modelar sao múltiplos. Dentre eles os que sao mais ressaltados sao a criatividade e o exercicio da coordenacao motora fina. Mas a criacao e o uso de massa de modelar alcanca mais beneficios que os citados acima. Estes sao alguns deles:

* Persistencia

* Raciocínio

* Resolucao de problemas

* Capacidade de comparacao de cores e contrastes

* Cooperacao

* Criatividade

* Desenvolvimento da fala e comunicacao

* Experiencia de causa e efeito

* Aprendizado com medidas

*  Percepcao espacial

* Entendimento de conceitos como formas e tamanhos

O brincar com massa de modelar  proporciona a crianca uma atividade multisensorial. O desenvolvimento dos primeiros anos da vida da crianca esta em experimentar  mediante os materiais e as atividades sensoriais. De acordo com Montessori, os sentidos sao o meio dos quais se produzem a aprendizagem.

Invista em cores fortes e diferentes temperaturas da massa de modelar. O cheiro que é tao característico da massa de modelar fica para sempre em nossa memoria. Inove colocando essencias cheirosas na massa que voces fizeram tambem. Para trazer uma experiencia mais agradável para as criancas. Pode fazer a massa de modelar com cheiro de baunilha e ate comestivel. Tudo para estimular a crianca e fazer da experiencia algo inesquecível.

No mais, se diverta tambem com suas criancas, uma sessao destas é uma ótima forma de divertimento para toda a família.  







2 comentários:

Blog da Vania disse...

Amei a receita!!! e o melhor de tudo é que foi a Yasmin mesma que fez!!! Claro que teve a supervisão da Mamãe, mas tudo faz parte da brincadeira!!! Beijos

Tatiana disse...

Monique querida...lembra de mim???Nossa...adorei voltar aqui,é tao bom voltar em certos blogs queridos e ver que ainda estão postando, da uma sensação de amparo..rs..."craaazy"...mas é verdade!
Que linda esta tua filhota...fico morrendo de saudades dessa idade, bom demais, tenho saudades ate das minhas reclamações..rs!
Adorei voltar aqui!
Beijocas querida!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails