quarta-feira, 31 de julho de 2013

Relato materno. Como deixei de usar manequim 46 depois do parto para usar manequim 36 em dois anos


                                                                         

A gravidez eh uma fase lindissima da mulher e as curvas que ela nos proporciona as vezes podem ser carregadas por anos. Seja nos exageros que fizemos na gravidez, a retencao de liquidos, a ansiedade de ser mae, a privacao de sono, etc. Isso tudo pode afetar o nosso corpo e com isso acabamos por compensar as nossas frustracoes na comida. Comer eh otimo, eh saudavel e necessario, mas o aumento do peso descontrolado as vezes torna dificil a capacidade de perder uns quilinhos, ou ate mesmo voltar ao corpo normal. O estar acima do peso pode acarretar implicacoes na saude e geralmente nos deixam mais lentas e tornam tarefas que poderiam ser faceis,  tais como cuidar de um bebe, um desafio.

Algumas pessoas nao importam muito de ter ganho algum peso e se isso funciona para elas, otimo! Agora eu, apesar de ter curtido a minha gravidez para valer, ter amado as minhas curvas durantes as 42 semanas, na hora que ela saiu, eu estava determinada a perder tudo o que eu tinha ganhado de peso. Nao me sentia bem com 12 quilos a mais, minha auto estima estava la em baixo, era dificil de respirar, o joelho doia quando andava, os 83 kilos com certeza nao me caiam bem, rs.

Depois que a Yasmin nasceu muita coisa mudou dentro de mim. A minha preocupacao ou minha responsabilidade se tornou voltada para ela. Ou seja, tudo que acontece em mim eu pensava antes como refletiria na vida dela. Quais os exemplos que eu daria?Quais as minhas frustracoes, qual era a minha percepcao de imagem 
corporal? E de que forma isso impactaria a sua vida? 

Pesquisas mostram que 80% dos adolescentes nao gostam do seu proprio corpo. Esta pesquisa ganhou mais forca quando conheci uma moca que estava sendo tratada de anorexia, estava mal muito desnutrida, tinha sido internada no hospital. Em meia hora de conversa casual com a mae dela, pasmem... 20 minutos da conversa a mae soh reclamou do seu proprio corpo. Eu nao conseguia acreditar que enquanto sua filha estava sendo tratada no quarto ao lado por problemas de disturbio alimentares, ela tinha coragem de reclamar que a barriga dela estava muito grande, as coxas muito grossas etc. Aquilo foi um impacto para mim! Quantas vezes reclamamos de algo sem perceber? Fiz um acordo comigo mesmo que Yasmin nao me escutaria reclamar do meu proprio corpo. E esta foi a motivacao mais forte, nao apenas para alcancar o meu objetivo de perder peso, mas para focar na saude e refletir isso na vida da Yasmin.

Logico que tinha um longo caminho a percorrer, e as coisas nao sao tao faceis como as vezes pensamos que poderia seria. A amamentacao era um fator que  impossibilitava qualquer regime, mas tambem era algo que nao abriria mao de forma alguma. Minha prioridade era e sempre foi amamenta-la. O negocio era achar uma forma em que eu teria uma perda de peso gradual e lenta. Quando Yasmin comecou a comer papinha, minha gealdeira ficou cheia de verduras e frutas e isso ajudou bastante. Outro habito que cultivei tambem foi o de fazer caminhada todo dia, no inverno quando nevava ao inves de caminhar eu colocava musica de salsa e nos ( Yasmin e eu) dancavamos ate.

Perder peso eh uma questao de matematica, voce tem que gastar mais do que consome. E com isso em mente foi mais tranquilo. 

Descobri um app muito bom para me ajudar a manter um diario do que eu comia e foi de bastante ajuda, principalmente na epoca do natal. O app que usava eh este daqui my fitnesspal e ele foi um grande step para dar inicio a esta jornada. Quando se busca um emagrecimento lento e moderado a amamentacao ao inves de atrapalhar, ela ajuda muito, por que a producao de leite materno eh uma boa forma de queimar calorias. Quanto mais prolongada e exclusiva ela eh, mais ela influenciara no seu metabolismo.A produção de leite é uma atividade tão intensa que exige da mãe cerca 600 a 800 calorias e 16g de proteína por dia, o que equivale a meia hora de caminhada moderada. Isso auxilia no retorno mais rápido à forma física e peso anterior à gravidez. No entanto, é necessário ter atenção redobrada com a alimentação e com a prática de atividade física. O organismo da mãe exige mais energia para fabricar o leite, sendo muito comum nessa fase, a mulher sentir mais fome. Por tudo isso, os cuidados com alimentação devem continuar durante este período: orienta-se fazer 6 refeições por dia garantindo o fornecimento adequado de energia, proteínas, cálcio, vitaminas, fibras e ingestão de 2 a 3 litros de água por dia, evitando sempre  o álcool, cafeína, doces e frituras." de acordo com este artigo " amamentar emagrece

Soh que um emagrecimento lento e moderado as vezes faz com que nos percamos a motivacao, por que os resultados podem vir depois de algum tempo. E eu sou pessima em esperar rs depois de um ano de emagrecimento gradual, ja tinha eliminado 8 kilos, eu tentei acelerar o processo, fiz a dieta Dukan que eh a de baixo carboidrato ( na epoca estava bastante famosa na Inglaterra, por causa que Kate Middleton tinha emagrecido muito) nao consegui termina-la, fiz duas semanas e parei por causa que a dieta tinha me deixado bem fraca, foi definitivamente um erro e nao recomendo a quem esta amamentando. Eu fiquei fraca, faltou energia, ainda mais que coincidiu com a epoca que estava fazendo feiras pela Missy Brown e trabalhando muito. Ter feito Dukan para mim nao foi uma decisao sabia. Quando vi que nao daria conta da Dukan, voltei ao meu contador de calorias. De la para ca o contar calorias, virou habito, nao neurose.

 No meu caso, que parei de amamentar a Yasmin quando ela fez 2 anos, consigo ver grandes mudancas no meu corpo, Ate hoje sinto que meu metabolismo mudou. Hoje em dia preciso comer bem para manter o meu peso. Nao me privo de nada, como doce e fritura quando tenho vontade, mas dou preferencia a verduras e saladas, principalmente para dar exemplo para a Yasmin.

Foto do antes e depois da reeducacao alimentar e exercicio diario. Consegui enxugar 21 quilos desde o nascimento da Yasmin, os 12 kilos da gravidez e outros 9 kilos que eu nao estava satisfeita de lambuja ;)




Dicas da Mummy Brown para ter um emagrecimento saudavel:

* Mexa-se. Caminhe, corra, dance, corre atras do seu bebe, mas nao fique parada. O exercicio eh um parceiro para sua qualidade de vida.

* Mantenha um diario do que voce consome, seja ele online ou nao, eh importante para voce se conscientizar do quanto esta comendo.

* Ache a sua motivacao principal. Geralmente eh aquela que nada nem ninguem vai poder atrapalhar, nenhuma dificuldade vai ser suficiente para fazer voce abandonar a sua meta. No meu caso foi a minha vontade de passar uma imagem corporal positiva,  saudavel e feliz para a Yasmin.

* Beba mais de dois litros de agua por dia. A agua vai te dar uma sensacao de satisfeita, alem de ser bom para desintoxicar o organismo.

* Prefira verduras e frutas, a massas e frituras. Alem de mais saudavel eh mais facil de preparar.

* O apoio de amigos e familiares eh importante, peca a eles suporte emocional e ajuda. Amigos e familiares que saboteiam a sua dieta deixam o emagrecimento mais dificil.

* Pense que uma mae saudavel e que passa uma imagem corporal legal para seus filhos, esta nao apenas se ajudando, mas acima de tudo, criando um futuro melhor para todos.



3 comentários:

Blog da Vania disse...

Excelente texto!!! Parabéns!! E parabéns também pela sua persistência
e determinação em voltar a usar o numeração manequim 36. Está como nos tempos de "top model" LINDA!!!!!

Mummy Brown disse...

Nossa agora meu ego fico muito inflado, obrigada pelo top model ;)

Nini disse...

Bom dia..
Queria que voce fizesse um post sobre a sua Baby.. se ela esta falando portugues e ingles, se ainda mistura... se puder. Seria legal.
Um beijo e parabens pela conquista do manequim 36...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails