sábado, 30 de março de 2013

Beijinho de mae sara tudo



Yasmin eh um doce de menina, mas infelizmente nao eh muito de colo, arisca e independente por natureza, nao gosta de muito chamego. Beijos e abracos entao nem pensar. Isso eh dela, veio de personalidade, nasceu assim. No comeco eu nao entendia este seu lado. Quem me conhece sabe que eu sou chameguenta, gosto de um cheiro, de abraco de ficar pertinho e de toque de pele. Formada em fisioterapia, aprendi a me comunicar tambem com as maos e desde a gravidez sonhava em fazer massagem na Yasmin. Para a minha surpresa Yasmin nao deixava eu fazer massagem nela. Nunca tinha passado pela minha cabeca que ela nao gostaria de toque! Alias nunca passou pela a minha cabeca que alguem nao gostasse.

E Yasmin eh destas, nao gosta de contato fisico. Sua personalidade arisca foi um dos motivos que fiz questao de fazer amamentacao prolongada, para preservar este momento de mae filha por mais tempo  ( paramos com a amamentacao este mes, mas esta novidade fica para um outro post). A amamentacao era o unico momento onde ainda podiamos ficar juntinhas, no mais ela parece que nem precisa de mim.  Se ela cai, ela levanta imediatamente passa a mao dela no machucado e continua o que estava fazendo! A mae aqui fica olhando de rabo de olho, para ver se ela pede meu auxilio.  Toda vez que ela esbarra, ou bate a cabeca na quina do movel  eh a mesma ladainha:

_"Yasmin fez dodoi, deixa a mamae dar beijinho"
_ "Nao"! responde ela sem pestanejar
_ "Deixa Yasmin, beijinho de mae sara tudo, se a mamae dar beijinho sara rapidinho" 
_ "Nao, I am ok" ela fala
_" Are you ok then"? A mummy aqui querendo convencer de qualquer modo
_ "Yesh" Determinada a nao dar o braco a torcer. 
Deixando claro que nao precisa de mim para sarar o dodoi dela

E assim fica o placar geral Yasmin 1 x Mummy 0

Hoje ela estava brincando e bateu a cabeca na quina do movel de novo. 

__"Yasmin fez dodoi, deixa a mamae dar beijinho"
_ "Nao"! responde ela sem pestanejar
Eu parei o que estava fazendo, abaixei ao nivel dela, olhei bem nos seus olhos  ( bem estilo super nanny) e  falei:
_ "Yasmin, mamaes sao feitas para dar beijinho quando o nene machucar. Para encher de beijinho e abraco para o dodoi sarar. Se voce nao deixar a mamae dar beijnho no dodoi, a mamae vai perder o emprego de mamae dela. Voce quer que a mamae perde o emprego de mamae"?
 Ela ficou me olhando, abaixou a cabeca como quem se sentisse culpada e trouxe a cabeca dela perto da minha boca. Eu entao dei o beijinho mais carinhoso e feliz do mundo e um abraco bem gostoso que queria que nunca acabasse.  Quando acabou ela olhou para mim sorrindo e disse:
_"Better" que eh melhor em ingles e voltou a brincar como se nada tivesse acontecido.

Agora acredito que da proxima vez que ela se machucar, lembrara desta nossa conversa. E que hoje foi um dia importante para a educacao e percepcao de outras pessoas na vida dela, pois ela comecou a ver esta situacao com um outro ponto de vista.

Yasmin aprendeu nesta experiencia de hoje grandes licoes: Tao importante quanto ser curado eh deixar-se ser curado e para isso precisamos uns dos outro para ajudar e deixar-se ser ajudado. Eu nao sei se a cabeca dela melhorou mesmo ou se ela realmente ficou preocupada em eu perder o meu "emprego" de mamae. A Yasmin viu que beijinhos curam dodois. E eu? Eu ganhei o dia.

Placar geral de hoje Yasmin 1 x Mummy 1



Um comentário:

Blog da Vania disse...

Oh!!!! que lindo!!! sei o quanto esse episodio foi importante pra voce. Fico muito feliz por isso e só sinto ter perdido a cena mais linda do mundo. Porque nada é mais sublime que o carinho e o amor de uma mãe expressados espontaneamente como foi esse gesto de voces. Beijos com muuito carinho de sua mamãe

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails