domingo, 22 de abril de 2012

E quando a mae fica doente?



E ai gente como faz? Todas sabemos que ser mãe é uma das ocupações mais prazerosas que podemos ter. Demanda esforço físico,  mental, emocional, e longas horas de atividades contínuas.  Se voce tem um serviço e  esta doente, voce liga para o patrão, para o departamento de Recursos Humanos, explica a situação e consegue ter um break para ajudar na rapida recuperacao. Mas e quando voce é mãe? Para quem voce liga? Será que tem como ter um próprio repouso?  E quando a família toda fica doente ( leia-se marido e filha) e voce além de cuidar deles tem que cuidar de si própria. Lógico que ajuda de vizinho, amigos, parentes são mais do que bem vindos nestes momentos, qualquer 5 minutos que ficam com filhos/ marido é o tempo suficiente para deitar a cabeca do travesseiro, respirar e engolir paracetamol e anti inflamatórios rs. Dramática eu??  Olha que ainda nem comecei rs não sinto tão mal assim desde que tive pneumonia quando tinha 9 anos. Sentiu o drama?

E o pior, que sou total control freak  muito dedicada a marido e filha, e tenho necessidade de estar interiamente envolvida em qualquer atividade direcionada à família. Sabe aquele sentimento: "Se eu não por a mão o negócio não anda?" Mesmo que seja um simples trocar de fraldas.

Mãe deveria vir com o sistema imunitário redobrado!! Sabe junto com a amnésia de mãe  que nos temos, que não nos lembramos de nada de ruim da gravidez, pois é, junto com ela deveria vir também  os "mãecócitos"  trilhões deles, trilhões não,  quatrilhões! Para que nós nunca pudéssemos adoecer. E aguentar firme e forte o batidão! Células do sistema imunitário que varreria o sangue de qualquer impurezas, lavaria o pulmão de qualquer bacteria, cozinharia qualquer virus e daria muito carinho ao coração, por que ficar doente deixa a gente carente que só!! 

Já fui ao médico, o incompetente  querido profissional da saúde, ascultou meu pulmão e não achou nenhum foco infeccionado. Tem 1 mês, desde que chegamos do Brasil praticamente, que eu não paro de tossir. Achei que ia desaparecer com o tempo, pensei que fosse uma adaptação do calor para o frio, não dei muita importanvia, ( oh o nariz entupido até no escrever rs) mas a tosse piorou, a febre me aniquilou e meu nariz nao para de ficar entupido, sem falar naquele catarro básico super fashion de cor verde abacate um luxo so!!! Agora é serio alguém ja tentou falar inglÊs com o nariz entupido? O portugues a gente até entende, agora o inglês a gente não entende patavinas nenhumas!!  Seria cômico se não fosse trágico!

Sem falar nas noites mal dormidas por que a cidadã aqui não para de tossir, a sensação eh que se eu tossir mais um pouquinho eu vou é explodir de tanta dor de cabeça! Este post é sobre a mãe que esta desabada, carente e precisando dazamiga fazer um châmego, passar a mão na cabeça, da colinho. Amanhã eu volto a ser durona de novo eu prometo rs 



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os Bebes e suas falas e Yasmin com seu não é Ingles nem Portugues

imagem coletada na net

A fala é uma ferramenta social necessaria para todos nos. Nossos bebes já nascem querendo se comunicar, com vontade de aprender coisas novas e de se socializarem. Enquanto na barriga da mae, nosso filhos conseguem ver pouca luz, mas se a audicao nao for comprometida por problemas de saude, é com o ouvido que eles primeiro se conectam dentro da barriga e principalmente fora dela. Sons como a batida do nossos coracoes e nossas vozes sao um dos primeiros contatos do nossos bebes e  tambem sao memorias essenciais para seus desenvolvimentos.


Há estudos que dizem que 75% do desenvolvimento do  nosso  cerebro ocorrem basicamente, nos primeiros dois anos da nossa vida. Para isto é importante encorajar nossos filhos e estimula-los para que cada oportunidade de socializacao e aprendizagem sejam assimiladas. O falar, brincar, cantar, escuta-los e ler livros para eles, sao modos simples e eficazes de estimulacao diaria.


A Yasmin nasceu numa casa onde fala-se 2 linguas, o pai fala Ingles e eu Inglês-Portugues. O pai comecou a falar mesmo antes de andar, sempre foi muito bem articulado com as palavras e muito conversador, as vezes ate demais para o meu gosto rs. Eu ja demorei mais para falar, sou a mais quieta daqui de casa. Apesar de que a nossa preocupacao sempre foi criar um ambiente linguistico rico para a nossa pequena desde o seu nascimento.

Segundo especilistas criancas que nascem em casas que se falam mais de uma lingua demoram mais para falar. A confusao na cabecinha delas das diferentes linguas fazem com que elas demorem a aprender ou aprendam errado o contexto das palavras.  Sabendo disso, eu comecei o baby talk program desde que Yasmin nasceu. Voce ja ouviu falar no Baby talk program? É um livro da Sally Ward que preconiza mais o tempo de qualidade do que o tempo de quantidade em conversar com seu nene. Ela da boas dicas sobre linguagem falada e postura aplicada para transformar o tempo que voce gasta ensinando o seu bebe a falar em algo prazeroso e sem stress e de maior assimilacao. Dra. Sally Ward acredita que  30 minutos  diarios um ambiente em que a mae esta no nivel do nene, sem distracao ( celulares, computador, tv, som) olhando nos seus olhos sorrindo e  brincando com o nene, conversando e ensinando o nome de objetos, animais e etc ele estara mais apto a aprender a falar. Acho que toda mae empiricamente faz este talk programa, eu achei o livro interessante, mas a maioria das dicas é puro bom senso. Ela preconiza que a forma mais facil de fazer uma crianca a falar é alimentando o seu desejo de aprender, sem sessoes de perguntas e respostas, apenas uma bricandeira constante e prazerosa, com isto o bebe aprende mais rapido e tem satisfacao consigo proprio, aumentando sua auto-estima e confianca, e se diverte mais.

Aqui em casa se fala mais ingles, o progresso de fala da Yasmin tem como marco de comparacao a nossa viagem ao Brasil. Antes e depois do Brasil. Antes do Brasil eu falava mais em ingles com ela e ela  falava papa em Portugues e Bird em Ingles quando apontava para passaros. Alias estas foram as primeiras palavras da Yasmin.

Depois do Brasil a Yasmin entrou mais em contato com o Portugues. Apesar de que minha mae jurava que quando alguem falava em ingles com ela, ela notava a diferenca.

Hoje em dia a Yasmin fala Ingles e Portugues. Por incrivel que pareca acho que ela prefere o bom e velho Portugues mesmo. O nivel de entendimento da Yasmin é bom, nao sei se ela entende tudo o que e a gente fala com ela. Mas ela entende muita coisa.

As palavras que ela fala:

Portugues                                                   Ingles

au au ( cachorro)                                Dada ou dady ( depende do humor dela para chamar o pai)
ága ( agua)                                         Bird ( passaro)
mamãe ( esta ela fala direitinho)          no ( ela nao fala nao, ela fala no)
papa                                                  Poo ( Winnie de po) and Tiger                                                        
Vovó                                                  ( ela fala com sotaque britanico+ lindo que da vontade de
                                                            enche-la + ainda de beijinhos)
Ba ( bisavo)                                       Bye

Palavras que nao sao nem Ingles e nem Portugues:

Godô (eh um hibrido de gone com acabou) este mostra a confusao na cabecinha
Nono ( nao tenho a minima ideia do que seja)
déin déin ( tambem nao faco ideia do que seja)
Tidum tidum  ela repete muito a mesma palavra ( os tres acima ela usa sem contexto definidos)

É interessante ver como ela prefere a língua Portuguesa, mesmo quando estamos falando em ingles e usamos as palavras como dog e water, ela responde em Portugues au au e ága.


Especialistas preconizam tambem que no caso da casa ser bilingue que é melhor que voce fale com seu bebe na sua lingua nativa, o que eu entendo, respeito, mas nao sigo. Pelo simples fato que acho que nao é tao prejudicial falar em outra lingua com seu bebe. Vou te dar um exemplo, a minha avó materna que nasceu na França, mais precisamente na regiao da Alsacia, fala 5 linguas diferentes e 2 dialetos ( franco-suico e Alsaciano). Pelo fato de morar nesta regiao, ela entrou em contato com mais de uma lingua ainda quando pequena, e isso não é só ela. A maioria dos Europeus falam mais de uma lingua, veja bem, eu disse Europeus, nao Britânicos. Especilamente os Ingleses ja sao preguiçosos para aprender a falar outra lingua, alguns até falam, mas sao minoria. E sabendo disso eu quero que a Yasmin fale fluentemente mais de uma língua ainda quando pequena.


No Brasil tive a oportunidade de conversar com uma fonoaudiologa e perguntei a ela sobre o fato de eu falar com a Yasmin em Ingles e nao só em Portugues se tinha algum problema.  Ela me disse que não, ela talvez ate demore mais a falar, mas uma vez que ela começar a falar, ela vai falar as duas linguas fluentetemente.


                                           


Brincar com nosso filhos com certeza é a melhor maneira de estimulá-los. A nossa ajuda nesta tarefa é de extrema importancia para a aprendizagem da fala que é complexa e dificil para o nosso bebe. Alguns pontos podem atrapalhar como:


A Chupeta. Esta é um dos obstaculos mais comuns para os bebes aprenderem a falar. A chupeta na boca o tempo todo impede o bebe de balbuciar. E fazer sons, caras e bocas sao importantes para trabalhar os musculos da lingua e garganta.


No mais, cante, repita o som dos seus bebes, narre as suas atividades cotidianas para eles, reduza a frase a uma ou duas palavras chave, por exemplo : ao inves de " mamae vai la cima para buscar o Tiger", fala "em cima Tiger". Cante, nomeie partes do corpo, aponte para coisas, comidas e fale o nome. Leia livros com seu bebe, aponte para as gravuras e conversa sobre a cena.E mais importante de todas as dicas use repetições, Elas são importantes aliados na aprendizagem.



domingo, 15 de abril de 2012

Como foi a semana da Yasmin + selinho


Desculpa a ausencia por estes tempos, mas a acho que foi por uma boa causa!  A familia Brown costuma se reunir pelo menos 1 vez por ano. Meu marido tem 4 irmaos e 1 irma, e 10 sobrinhos, sao no total 23 pessoas qdo a familia toda reune!! E como da para voces imaginarem para acomodar todas estas pessoas precisamos de um lugar grande, alias enorme!!A familia de um parente do meu marido tem uma casa de campo que foi ideal para o nosso encontro anual. E foi para lá que fomos semana passada. 


O lugar eh lindo, eh no centro da provincia de Herefordshire e tem um ar bucolico que eh dificil nao se render ao charme do English Countryside.  Tudo teria sido lindo se meu marido nao tivesse  pegado uma virose e eu nao tivesse piorado do resfriado rs. Nao sei se eh por que recentemente chegamos do Brasil, mas eu tenho sintido um frio descomunal aqui. Talvez a febre o resfriado nao ajuda muito tambem rs. Mas para  a Yasmin a semana  foi perfeita! Ela brincou muito com os priminhos, conheceu os priminhos que moram na Nova Zelandia , cacou ovos de pascoa na floresta, fez trilha nas montanhas, nadou na piscina aquecida com a mamae e comeu muito chocolate rs

Como eu amo compartilhar estes momentos da Yasmin aqui algumas fotos tiradas pelo meu bro ( cunhado) Andrew do lugar (Treago Castle Cottages) e das algumas atividades que fizemos.

Vista de frente da propriedade 



Vista de tras

Os jardins sao lindos tambem!!


O tempo estava meio chuvoso


Jardim de tras 

Yasmin fazendo trilha com tio Andrew enquanto mummy estava cuidando
de daddy Brown que tinha pego uma virose

Yasmin na piscina com mummy, primos e granny

Outra coisa super legal tambem foi que a Sabrina do Jeitinhos Sabrina de ser mae nos passou um selinho super legal obrigada minha linda!! Amei o selinho!!


A Sabrina eh minha amiga de muito tempo, da epoca de modelo no Brasil. E desta  vez que fomos ao Brasil a reencotrei e conheci a sua filhinha linda Elisa de 7 meses  e fiquei sabendo do seu blog. O blog da Sabrina eh um encanto, eh passagem obrigatoria para mim, que acompanho o crescimento da Elisa pela telinha mesmo que a distancia! A Sabrina e sua familia sao pessoas muito queridas  para nos e totalmente  recomendo o blog dela.

Bom o selinho voce tem que indicar a amigas. A minha vontade eh indicar todas, algumas gosta outras nem tanto. Recebi muito selinhos que falei que ia colocar a acabei nem colocando. Mas eu amo selinhos!!! Gostaria de me desculpar pois ando meio afastada e morrendo de vontade de visitar a turma toda, algumas ja visitei e deu para deixar recadinho outras visitei rapidinho e ainda nao deixei recadinho, mas vou deixar. Gostaria de indicar todo mundo, mas como tem uma regrinha de indicar 8 aqui esta as blogueiras queridas que indico


  1. Beca mae do Gui
  2. A Debora mae do Di e que esta gravida novamente
  3. A Margarida e a Manuela
  4. A Miriam mae do Diego
  5. A Pris mae do Noah
  6. Sara mae do Bento
  7. A Ana T.
  8. A Cintia mae da Sofia



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hoje tem arte? Tem sim senhor!

Desde que chegamos do Brasil a vida social de Yasmin tem sido intensa. Todo dia uma atividade diferente e com isto a agenda da minha pequena  fica lotada de Domingo a Domingo. Apesar de ser filha  unica ela se socializa muito bem! Ela ainda nao esta em escolinha, estas atividades sao grupos de maes e bebes ou da minha cidade ou da igreja que se reunem e coloca a criancada para brincar juntas. E com isto haja criatividade e energia para as maes que gostam de se envolverem nestas atividades.


 Esta semana e ferias aqui em UK o pessoal da igreja resolveu criar uma craft market ( feira de artes) para as criancas de 0 a 12 anos. Como eu gosto de participar de tudo eu fiquei responsavel pelo stand de decoracao de ovos de pascoa e criacao do Easter Birdie ( Passaro de pascoa) * Mas espera ai? Nunca ouvi falar em passaro de pascoa?? Para falar a verdade absoluta nem eu, mas associar ovo com coelho que nao da ne? Se for ensinar algo para a criancada vamos ensinar certo, todo mundo sabe que sao aves, anfibios e repteis que dao ovos, coelhinho eh mamifero e para nao confundir a cabeca da criancada vamos fazer entao o Passaro de pascoa que leva o ovinho para o coelhinho ;) e ai todo mundo fica feliz! #aloka


Estas fofurinhas ai de cima teve a ideia copiada na cara dura de uma imagem do Pinterest. Quando eu vi esta imagem eu amei e decidi reproduzir na minha versao. 

Idade recomendada para fazer esta arte: a partir de 4 anos

Voce vai precisar de :

  • caixa de ovos

  • ovos cozidos

  • tintas coloridas


  • cola de preferencia de PVA

  • tesoura

  • Penas coloridas

Voce pega a caixa de ovos e recorte a parte que segura os ovos. 







Faca 4 V na forminha dos ovos assim:





Uma vez ja recortado voce pinta da cor que desejar e espera secar.

Eu cozinhei os ovos e depois ainda quente passa uma demao de tinta e espera secar. Eu dei para a criancada decorar o ovo ja pintado por que era ovo marrom ( free range eggs) que eu nao sei como se fala em portugues.

Uma vez que as forminhas estao secas as criancas agora vao poder decorar o passaro colocando as penas no rabo do passaro. Tempo estimado para finalizar o easter bird : 20 minutos se vc fizer como eu entregar para as criancas as formas e os ovos ja com uma demao de tinta. se voce quiser deixaar elas fazerem toda a preparacao vai mais de 2 horas de divertimento tranquilo.

Nos tivemos no craft market  ao longo do dia o total de 35 criancas de 0 a 12 anos. No comeco deu para tirar foto de alguns stands. dentre as atividades tinham:

  1. faca voce mesmo (DIY)  bracelete de pascoa
  2. mascara do coelho de pascoa
  3. ovos marmorizados
  4. pintar com esponja ( tipo carimbo) coelho da pascoa
  5. delicias de chocolates
  6. decoracao de ovos de pascoa
  7. Passaro de pascoa
  8. cacada ao tesouro e muito mais

A mummy aqui queria ter tirado mais fotos, mas segurar 35 criancas e ainda depois que minha atividade acabou ter que ficar de olho na minha pequena, nao foi facil,  entao infelizmente nao sobrou muito tempo para tirar fotos.


Yasmin brincando com  algumas criancas no comeco do dia

Stand da mascara do coelho de pascoa
Algumas criancas e maes ja colocando a mao na massa no stand do
DIY bracelete de pascoa

obras primas das minhas criancas no meu stand de decoracao de ovos
 e passaro da pascoa 

O dia foi muito proveitoso apesar de cansativo. Yasmin fez ovos marmorizados, brincou com os amiguinhos, participou da cacada ao tesouro e comeu delicias de chocolate.

As criancas brincaram, apreenderam fazer diferentes artes, comeram chocolate e ouviram tambem sobre o real significado da Pascoa! E na hora de orar uma crianca sabiamente agradeceu a Jesus ter ressucitado que se nao fosse por Ele, elas nao teriam um dia tao maravilhoso e alegre como este!  Amem!!!



  

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails