domingo, 30 de setembro de 2012

Do parar a amamaentacao, do penico e outras coizitas mais que a mae nao se sente preparada!

Outro dia a Yasmin me passou um susto, recusou mamar em mim antes de dormir. quase morri de preocupacao, pensei que era o fim da amamentacao. Mas para a minha alegria foi apenas uma noite de indisposicao da pequena. Ontem a Yasmin me passou outro susto, de manha estava conversando um assunto serio, e ela brincando ao redor, de repente senti um cheirinho de coco. Esperei por que poderia ser apenas gases e nao me preocupei em trocar a fralda dela. De repente, Yasmin toda faceira pegou o piniquinho que ganhou, trouxe aos meus pes e sentou nele com roupa e tudo. Foi entao que parei de conversar e fui trocar sua fralda.

Minha menina tem apenas 18 meses ( quase 19 meses), ainda nao largou as fraldas, mas sera este um do sinais que ela esta pronta para usar o peniquinho?Ou esta reacao  foi apenas um falso alarme, como o largar o peito ha alguns meses atras?  

Os sinais por ela dados parecem claros: obsessao com o penico, todo dia ela pega o penico e anda com ele pela casa, senta nele e coloca os bichinhos de pelucia dela para ver. A rotina esta estabelecida, e ela sente vontade de fazer coco sempre na mesma hora. De manha cedo quando acordo a levo ao banheiro, sento no vaso sanitario e falo: "Olha a mamae esta fazendo "xixi"" e ela responde:  "sissi mamae". Ha pouco tempo atras comecei a brincar de fazer careta e falar: "olha a mamae esta fazendo coco". e pergunto: "Como que a Yasmin faz coco?" E ela faz careta de volta. Mas na minha cabeca isso eram apenas brincadeiras, nao percebi que ela realmente estava entendendo a mensagem do possivel desfralde!

O usar o penico com certeza eh uma nova etapa em nossas vidas, da qual eu confesso estar receiosa de embarcar. Aqui o frio esta chegando, as noites estao ficando mais compridas. Nao eh como no Brasil que a crianca pode ficar sem roupa a espera de usar o peniquinho. 

A verdade eh, que tanto o parar a amamentacao, quanto o comecar  o desfralde, eu nao me sinto totalmente preparada! E ai que voce percebe que nossos filhos se sentem prontos muito antes de nos. E ficamos ali olhando o tempo passar e secretamente desejando que ele pare, que as coisas permanecam da forma que estamos  acostumados. E intimamente pensando: para que mudar?? Tudo esta tao bem no ritmo que esta!

Ja ouvi falar que ser mae mae eh ver o coracao bater fora do corpo, mas para mim tambem ser mae eh um constante aprendizado de respeito e aceitacao do crescimento, necessidade e mudanca dos filhos, mesmo que seja contra a nossa vontade. Quem sabe um dia eu aprendo ne?



3 comentários:

Pris Scheidegger Soares disse...

Amiga, quantas novidades por ai... Noah ainda não se apresentou preparado para o desmame, nem para o desfralde... mas sei que esse dia vai chegar e eu tento me preparar desde já, pelo menos, tento..rsrs. Não é fácil ver nossos babys crescerem, mas é uma fase da vida e a cada fase eles aprenderão coisas novas e crescerão com elas. Enfim, somos mães e vamos aprender com eles. Saudades, amiga. Bjsss

Nini disse...

Ola...
Pode parecer estranho, mas por ter muito tempo disponivel neste fds, de ontem para hoje li TODO o seu blog.
Vc escreve muito bem, parab'ens!
Fico feliz por ver tudo que passou... desde a gravidez e agora ter essa moca linda ai com vc!
Meu namorado 'e ingles e moramos no Brasil por enquanto, mas pensamos em nos mudar dentro de dois anos mais ou menos... e foi assim que cheguei ao seu blog.
Sucesso!
Beijos
alinem_souza@yahoo.com.br

Nini disse...

Olá,
vai parecer estranho o que vou dizer, mas de ontem para hoje li seu blog inteiro. Vc escreve muito bem, parabéns!
Meu namorado é ingles e moramos no BR, mas pretendemos morar no UK daqui um tempo e foi assim que cheguei ao seu blog.
Parabéns pela bebe e familia linda que tens...
Muita saude e sucesso.
beijos
Aline

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails