sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os Bebes e suas falas e Yasmin com seu não é Ingles nem Portugues

imagem coletada na net

A fala é uma ferramenta social necessaria para todos nos. Nossos bebes já nascem querendo se comunicar, com vontade de aprender coisas novas e de se socializarem. Enquanto na barriga da mae, nosso filhos conseguem ver pouca luz, mas se a audicao nao for comprometida por problemas de saude, é com o ouvido que eles primeiro se conectam dentro da barriga e principalmente fora dela. Sons como a batida do nossos coracoes e nossas vozes sao um dos primeiros contatos do nossos bebes e  tambem sao memorias essenciais para seus desenvolvimentos.


Há estudos que dizem que 75% do desenvolvimento do  nosso  cerebro ocorrem basicamente, nos primeiros dois anos da nossa vida. Para isto é importante encorajar nossos filhos e estimula-los para que cada oportunidade de socializacao e aprendizagem sejam assimiladas. O falar, brincar, cantar, escuta-los e ler livros para eles, sao modos simples e eficazes de estimulacao diaria.


A Yasmin nasceu numa casa onde fala-se 2 linguas, o pai fala Ingles e eu Inglês-Portugues. O pai comecou a falar mesmo antes de andar, sempre foi muito bem articulado com as palavras e muito conversador, as vezes ate demais para o meu gosto rs. Eu ja demorei mais para falar, sou a mais quieta daqui de casa. Apesar de que a nossa preocupacao sempre foi criar um ambiente linguistico rico para a nossa pequena desde o seu nascimento.

Segundo especilistas criancas que nascem em casas que se falam mais de uma lingua demoram mais para falar. A confusao na cabecinha delas das diferentes linguas fazem com que elas demorem a aprender ou aprendam errado o contexto das palavras.  Sabendo disso, eu comecei o baby talk program desde que Yasmin nasceu. Voce ja ouviu falar no Baby talk program? É um livro da Sally Ward que preconiza mais o tempo de qualidade do que o tempo de quantidade em conversar com seu nene. Ela da boas dicas sobre linguagem falada e postura aplicada para transformar o tempo que voce gasta ensinando o seu bebe a falar em algo prazeroso e sem stress e de maior assimilacao. Dra. Sally Ward acredita que  30 minutos  diarios um ambiente em que a mae esta no nivel do nene, sem distracao ( celulares, computador, tv, som) olhando nos seus olhos sorrindo e  brincando com o nene, conversando e ensinando o nome de objetos, animais e etc ele estara mais apto a aprender a falar. Acho que toda mae empiricamente faz este talk programa, eu achei o livro interessante, mas a maioria das dicas é puro bom senso. Ela preconiza que a forma mais facil de fazer uma crianca a falar é alimentando o seu desejo de aprender, sem sessoes de perguntas e respostas, apenas uma bricandeira constante e prazerosa, com isto o bebe aprende mais rapido e tem satisfacao consigo proprio, aumentando sua auto-estima e confianca, e se diverte mais.

Aqui em casa se fala mais ingles, o progresso de fala da Yasmin tem como marco de comparacao a nossa viagem ao Brasil. Antes e depois do Brasil. Antes do Brasil eu falava mais em ingles com ela e ela  falava papa em Portugues e Bird em Ingles quando apontava para passaros. Alias estas foram as primeiras palavras da Yasmin.

Depois do Brasil a Yasmin entrou mais em contato com o Portugues. Apesar de que minha mae jurava que quando alguem falava em ingles com ela, ela notava a diferenca.

Hoje em dia a Yasmin fala Ingles e Portugues. Por incrivel que pareca acho que ela prefere o bom e velho Portugues mesmo. O nivel de entendimento da Yasmin é bom, nao sei se ela entende tudo o que e a gente fala com ela. Mas ela entende muita coisa.

As palavras que ela fala:

Portugues                                                   Ingles

au au ( cachorro)                                Dada ou dady ( depende do humor dela para chamar o pai)
ága ( agua)                                         Bird ( passaro)
mamãe ( esta ela fala direitinho)          no ( ela nao fala nao, ela fala no)
papa                                                  Poo ( Winnie de po) and Tiger                                                        
Vovó                                                  ( ela fala com sotaque britanico+ lindo que da vontade de
                                                            enche-la + ainda de beijinhos)
Ba ( bisavo)                                       Bye

Palavras que nao sao nem Ingles e nem Portugues:

Godô (eh um hibrido de gone com acabou) este mostra a confusao na cabecinha
Nono ( nao tenho a minima ideia do que seja)
déin déin ( tambem nao faco ideia do que seja)
Tidum tidum  ela repete muito a mesma palavra ( os tres acima ela usa sem contexto definidos)

É interessante ver como ela prefere a língua Portuguesa, mesmo quando estamos falando em ingles e usamos as palavras como dog e water, ela responde em Portugues au au e ága.


Especialistas preconizam tambem que no caso da casa ser bilingue que é melhor que voce fale com seu bebe na sua lingua nativa, o que eu entendo, respeito, mas nao sigo. Pelo simples fato que acho que nao é tao prejudicial falar em outra lingua com seu bebe. Vou te dar um exemplo, a minha avó materna que nasceu na França, mais precisamente na regiao da Alsacia, fala 5 linguas diferentes e 2 dialetos ( franco-suico e Alsaciano). Pelo fato de morar nesta regiao, ela entrou em contato com mais de uma lingua ainda quando pequena, e isso não é só ela. A maioria dos Europeus falam mais de uma lingua, veja bem, eu disse Europeus, nao Britânicos. Especilamente os Ingleses ja sao preguiçosos para aprender a falar outra lingua, alguns até falam, mas sao minoria. E sabendo disso eu quero que a Yasmin fale fluentemente mais de uma língua ainda quando pequena.


No Brasil tive a oportunidade de conversar com uma fonoaudiologa e perguntei a ela sobre o fato de eu falar com a Yasmin em Ingles e nao só em Portugues se tinha algum problema.  Ela me disse que não, ela talvez ate demore mais a falar, mas uma vez que ela começar a falar, ela vai falar as duas linguas fluentetemente.


                                           


Brincar com nosso filhos com certeza é a melhor maneira de estimulá-los. A nossa ajuda nesta tarefa é de extrema importancia para a aprendizagem da fala que é complexa e dificil para o nosso bebe. Alguns pontos podem atrapalhar como:


A Chupeta. Esta é um dos obstaculos mais comuns para os bebes aprenderem a falar. A chupeta na boca o tempo todo impede o bebe de balbuciar. E fazer sons, caras e bocas sao importantes para trabalhar os musculos da lingua e garganta.


No mais, cante, repita o som dos seus bebes, narre as suas atividades cotidianas para eles, reduza a frase a uma ou duas palavras chave, por exemplo : ao inves de " mamae vai la cima para buscar o Tiger", fala "em cima Tiger". Cante, nomeie partes do corpo, aponte para coisas, comidas e fale o nome. Leia livros com seu bebe, aponte para as gravuras e conversa sobre a cena.E mais importante de todas as dicas use repetições, Elas são importantes aliados na aprendizagem.



3 comentários:

Blog da Vania disse...

Fico impressionada da Yasmin falar "mamãe" perfeitamente como ela fala. É dificil o fonema "ãe" e ela consegue. Poucas crianças falam com tanta perfeição e tão cedo como ela falou. Mas o que mais me emociona é ela falar vovó!!! linda!!!! Beijos às duas!!

Mari Hart disse...

Meu Deus monique! Como vcs estão lindas! O tempo passa, e eu na minha correria diária tão ausente perdendo essas fofuras... me perdoa!? =) Que saudade imensa de ler vc!

Muitos beijos!

Karine disse...

Oi Monique! Nossa.. quanto tempo!!!!!!!!!!! Desculpa a ausência viu... mas hoje aproveitei e mateias saudades de ti e da princesa Yasmin... Gente como elá está linda! E grande.. nossa parece mentira que ela fez 1 aninho! PArabéns amiga, vc tem uma família minda.. Que Deus continue abençoando vcs a cada dia...

Bjão

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails