terça-feira, 6 de setembro de 2011

Deixar chorar ou não chorar eis a questão.



Quando o bebê chora sabemos que ele esta tentando se expressar, bem ou mal, é a forma que eles sabem se  comunicar. Eles nascem caladinhos, (a minha nem chorou quando nasceu so fez um nhé) até descobrir sua própria voz. A partir deste momento então, eles abrem a boca no mundo e são horas e horas de choro que parecem ser intermináveis. Do 1° mês ao 3° mês da vida do bebê são com certeza os piores meses para a mãe. Voce vai se ver rodeada de sentimentos de impotência, ineficiência, impaciência e todos os ências possíveis e imagináveis. E a mãe que nunca se desesperou ao ver seu bebê chorando que atire a primeira pedra.   


Lá estão os dois, você e o bebê. Você derramando de amores, querendo conhecer mais deste ser que acabara de chegar no seu mundo. Sorrisos, mamadas, visita de familiares tudo é lindo, romântico, quase perfeito até este pequeno ser começar a chorar...O que fazer?? Para onde correr? Quem poderá nos defender? Ai voce tem "a  brilhante idéia" de ligar para mãe, avó, tia, madrinha, afinal de contas elas são beeemm mais experientes e vão saber exatamente o que fazer. Depois de ter telefonado para o seu caderno de contatos inteiro seu desespero vai ficar ainda maior, por que você vai perceber que as opiniões vão contradizer uma das outras. O que fazer então? Sair de fininho, largar tudo fugir para o México, arrumar um nome duplo, viver de tequila, guacamole e amores latinos? Não amiga, o negócio e respirar fundo e aprender com o choro do seu bebê.


Se partimos do princípio que todo mundo chora, o choro do seu bebê de hora do horror vai passar a ser momentos preciosos para a melhora da comunicação entre voces. Eu não sei  você, mas eu sou a maior chorona. Lembro nos tempos de monografia e pesquisa científica, eu vivia tão estressada que antes de começar a escrever eu sentava na cadeira e chorava, chorava, chorava olhando para os artigos e livros empilhados na mesa. Depois que chorava tudo o que eu precisava chorar naquele momento eu limpava a maquiagem borrada, respirava fundo e mandava ver nos estudos. Assim é a mesma coisa com o nosso nenê. As vezes eles choram por que é tanta novidade e informação para assimilar que eles precisam de uma válvula de escape. Yasmin tem 6 meses e até hoje depois das 17:00 hs ela chora. Ela tem esse horário de choro desde quando nasceu. Chora de sono, ou de vontade de ficar ate mais tarde brincando, ou de fome e as vezes chora por tudo isso junto e ao mesmo tempo. E eu que sou uma só, tento pouco a pouco sanar os problemas dela. Uma vez que ela esta totalmente amamentada, sem dor, confortável com a temperatura certa no seu berço e com sono, eu deixo ela chorar. Ela chora, chora até cair no sono. 


 Mas o que é o choro controlado? Para mim choro controlado é a forma que voce tem de  permitir que seu bebê aprenda a dormir sozinho e se auto acalmar sem chupetas, peitos ou outros artifícios. Algumas pessoas são contra choro controlado. Respeito cada opinião.  Para nós aqui funcionou, apesar de que não deixamos ela sozinha se caso ela apresentasse um choro histérico . Antes de dormir e ao dormir ela é monitorada com câmera o tempo todo, Yasmin é colocada no berço as 18:00 hs, chora das 18:00 as 18:20 no máximo,  as vezes nem chora, como foi o caso de ontem. Então ela brinca com o seus brinquedinhos no berço, denominados objetos de transição ( por que é importante ter um objeto de transição com ela, em seu domínio para não sentir-se abandonada)  e cai no sono. Quando acorda no meio da noite, vê que o brinquedinho esta la com ela ainda e isto a acalma e ela dorme novamente. .E depois que começamos com esta técnica ela esta muito mais calma, mais feliz! Por que ela dorme a noite inteira e não precisa de peito da mãe para pegar no sono como antigamente.  


E funciona com todo mundo? Acredito que não.  Isto vai depender muito da personalidade do bebê também. Alguns bebês ficam histéricos ao serem deixados sozinhos, outros nem tanto. Os diversos choros dos bebês podem indicar : fome, cansaço, gases e dor, luta contra o sono, tédio e necessidade de colo e decifrá-los exige tempo e entendimento do seu bebê.  Em qualquer dos choros é importante manter a calma e tentar primeiro responder às necessidades deles. Se caso você se interessa em fazer esta técnica tenha certeza de não deixar o bebê chorando por mais de 20 minutos e acima de tudo sempre, sempre siga seu instinto materno. 


Não acredito que chorar faz bem para os pulmões como os antigos dizem, mas como diz minha psicóloga, acredito que lidar com a frustração de uma forma moderada e saudável desde pequeno, vai trazer ao bebê experiencias positivas e realistas de como lidar com suas emoções ao longo da vida. 

5 comentários:

Natália disse...

É DIFICL DEIXAR O BEBÊ CHORAR. MEU FILHO, O GABRIEL, ESTÁ COM 4 MESES, JÁ CONSIGO IDENTIFICAR QUANDO É FOME, QUANDO É SONO E ATÉ QUANDO É BIRRA. AS VEZES ELE FAZ MAINHA NA HORA DE DORMIR E EU DEIXO ELE NO BERÇO, ELE CHORA UM POUCO MAS SOU FIRME E NO FIM ELE ACABA DORMINDO. ADOREI SEU BLOG, TO SEGUINDO. PASSA LÁ NO NOSSO CANTINHO, SERÁ UM PRAZER RECEBER SUA VISITA E SE GOSTAR NOS SEGUE TBM... BJUS

cintia disse...

Monique, pois e... nem sempre cada tatica da certo, ne? Que bom que voce achou uma que eh bom para todos. A Sofia dorme de 7hs da noite ate 9hs da manha. Acorda duas vezes (meia-noite e as 5hs). So que eu aceitei. Coloco ela na cama comigo na hora de mamar e coloco ela de volta no moises. Deu certo. E como eu tirei 1 ano de licenca maternidade, nao me incomodo de acordar de madrugada. Talvez quando voltar ao batente as coisas mudem, mas por agora nos tambem estamos bem. Beijao!

Paula disse...

essa de chorar faz bem pros pulmoes é o fim!!!rsss
que coisa mais absurda!

la em casa o choro controlado nao funcionou. Leu o nana nenem hitler?opa...o nana nenem?pois é, graças aquela insaniedade deixei minha filha com so 2 meses quase 2hs chorando e uma "que se diz minha amiga" la comigo dizendo que era pra deixar...peguei sarinha no colo depois desse tempo ate tremendo de tanto que chorou!nunca mais!

vale um chorinho sim, mas nao por muito tempo!
te explico pq: o bebe nao fala, entao o choro é a unica forma de se comunicar...se ta chorando que nao é nada legal, é pq algo ta errado.

o livro da tracy hogg acho que é mais "coerente", pelo menos bebe chora, vc vai acalma, pega se necessario, volta no berço e repete isso qtas vezes necessario!

que bom que funcionou com vc...la em casa, sarinha dorme no meu colo, mamando ou nao!
penso que qdo ela crescer um pouco mais, ela mesmo vai se desligando disso!
enquanto isso, curto um colinho...rssss

me conta, ela ta no quartinho dela?

li algo sobre montessouri, no ao berço e adorei, mas la em casa nao funciona nao!
marido nao vai apoiar nunca...rssss

bjs

Blog da Vania disse...

Acho super válido essa sua técnica.
Mas cada pessoa reage de uma forma ao choro do bebê, eu por exemplo, não podia ouvir de jeito nenhum. Meu bebe não chorava. Tanto é que acho que fez falta, não chorou quando bebê, chorou depois de grande. Acho que ainda chora até hoje né? Mas parabéns pela forma de como voce está levando a crianção da Yasmin. Mas uma vez declaro aqui: SOU SUA FÃ incondicional!!! Beijos

Carla Domingos disse...

hahaha muito comico ler seus blogs!

Eu tentei a tecnica do nana nene no comeco, mas como o Davi chorava dia e noite sem parar por causa da alergia (ate descobrirmos, ficamos um mes no chororo), nao consegui aplicar.
Depois ele so dormia no colo, balancando e com a cabeca "escondida" na minha axila! haha
Achei que seria assim pro resto da vida! rsrs
Mas agora ele mama, brinca um pouco com a gnt e as 21:30 dorme ate as 5, mama e dorme novamente.

Acho que esta tao bom assim, nao sei como farei com o proximo bebe! haha ja pensando em proximo, que louca!

Bjinhos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails