sábado, 27 de agosto de 2011

Sono e seus inibidores

Agosto com certeza foi um mês cheio de conquistas para a nossa Popsy. Foi em Agosto que paramos com a cama compartilhada e começamos a papinha, que Yasmin sentou sozinha pela primeira vez e agora a última...


... que saiu do quarto da mamãe e esta dormindo sozinha e a noite toda (leia-se sem acordar para mamar no meio da noite) no seu quartinho.


Pausa... (Momento para enxugar as minhas lágrimas) Despausa...


Pipoooooouuuuu Cadê meu nenê??? Me falaram que passava rápido toda a "movimentação" de bebê novo, mas tinha que ser tão rápido assim?


Lógico que eu estou super orgulhosa ne? Deixa eu contar como que tudo isso aconteceu...


Yasmin não dorme muito durante o dia, já tentei de tudo e não adianta ela fica 7 a 8 horas sem dormir de boa, e eu quase me descabelo. Mas a noite ela até que dorme bem, deu 6 / 7 horas da noite ela apaga, no meu peito. Nós aqui fizemos uma livre demanda de rotina, se é que voces me entendem?!!  Tento desde os 2 meses de idade amamenta-la de 3 em 3 horas, lógico que tinha dia que não dava ai era de 2 em 2 horas mesmo. E desde a maldita gripe dos 3 meses que a Yasmin só dormia no meu peito. Ai era aquela luta para coloca-la no berço sem acordar, por que se acordasse era um chororo e ela ficava muito nervosa.


Até que semana passada na spring cleaning ( faxina em ingles para ficar mais chique rs) achei um monte de livro tudo jogado pela casa, e livros ensinando rotinas e tal. Um deles eh o guia completo de dormir da tal da Gina Ford ( ela é a versão Britânica da Tracy Hogg) que eu amoooooooo #Ginaeuteamo!!!!!


 Tem gente que não gosta dela por que ela é meio que sargentão sabe? Super radical, mas combina com o meu jeito 8 - 80 de ser. Eu realmente a amo por que todos os bebes que eu conheço que foram colocados na rotina dela dormem a noite toda e sozinhos!! Issso mesmo, eu quase cai de quatro quando eu vi isso! Na minha epoca de Baby sitter eu não tinha quase nenhuma experiencia com bebes. E o bebe que fui "babysittar" eu tinha que colocá-lo no berço as 8 horas da noite. A mãe me deu uma mamadeira e falou: " Nao olha nos olhos dele, de a mamadeira, não converse com ele, de o bico, coloque-o no berço e apague a luz"!!! E eu perguntei e se ele chorasse, a mãe riu e falou que ele não iria chorar! E não é que era verdade, ele até deu tchauzinho para mim quando eu apaguei a luz!!! Se eu não tivesse visto eu não acreditaria!!!


No seu livro ela fala dos inibidores do sono:


* Fome
* Dieta
*Super cansaço ( over tiredness)
*Super estimulação ( over stimulation)
*Gases
*Doenças
*Ansiedade de separação
*Dentes nascendo
*Desconforto
*Assaduras no bumbum


Então lendo o item fome deste capítulo eu percebi que fazer ela dormir no meu peito não era uma boa ideia.


Estava fazendo tudo errado, estava dando banho antes de amamenta-la, ou seja ela tomava banho com fome e depois ficava muito cansada para amamentar. E então dormia no meu peito era só tentar tira-la que ela acordava com fome e chorava. E assim era o ciclo ate ela dormir e acordar no meio da noite com fome de novo.


Hoje em dia ela amamenta, eu dou banho, e ponho ela no berço.Mas ela chora, ai ela se distrai e brinca com os livrinhos dela e dorme... Simples assim, como dorme de barriguinha cheia, nao acorda no meio da noite com fome, se ela acorda, ela  volta a dormir sozinha.


E eu voltei a dormir a noite toda!!Teoricamente! Alias só o primeiro dia ne? Por que estas duas noites passadas eu acordo de 3 em 3 horas e fico olhando para ela, a vigiando pelo o monitor que agora eu durmo abraçadinha... abraçadinha


Moral da estória :E não se iludem, de tchau para as noites bem dormidas: Não adianta se seu filho dorme a noite toda, se voce é mãe voce nunca mais, nunca mais vai dormir da forma que voce dormia antes do seu filho(a) nascer. #etenhodito

8 comentários:

Blog da Vania disse...

É... só muda mesmo de endereço, todas as mães são identicas.E não importa a época, a bisa foi assim, a vó foi assim e agora a mãe está sendo assim. Mas vale a pena!!! sinto saudades desse tempo. É muita mão de obra mas é muito, muito gratificante.
Beijos

Julia disse...

Mas é assim mesmo Monique, eu fiz muita coisa errada com a Yasmin, mas hj me orgulho em dizer que dou a mamadeira, o banho , ponho no berço e dou a fraldinha, ela vira e dorme sozinha!

Quase morri da primeira vez, mas acho super legal elas serem disciplinadas desde pequenininas.

Beijos

Gi-mamãesaudável disse...

pera quero saber mais dessa tal ai que diz que a cç dorme a noite td...tracy hogg eu tenho aqui, essa outra cupinxa dela...rssss
mas é sargentao em que sentido?deixar bb no berço chorando?aqui nessa casa nao entra...
sarah sozinha no berço, fica 2hs rolando, em pe no escuro e nao dorme...nao pegpu aqui nao
dorme na mamadeira e berço...tem dia que acorda, tem dia que nem dorme, e tem dia que apaga...
agora dormir anoite td?isso muito me interessa!
bjs

Mummy Brown disse...

Pois eh mãe lembra que vc me falava... Monique vai passar, tudo passa muito rapido e não que vc tinha razão :P

Mummy Brown disse...

Também acho Ju, gosto de disciplina e acredito que quanto mais cedo estabelece-la, mais facil será para a adaptação!

Mummy Brown disse...

Gi a Gina é sargentão no sentido de incentivar pais de não da mole não. Uma das tecnicas dela é o tal de choro controlado sim, mas não aleatório tentar entender o que o bebe esta comunicando. Se não esta com fome, dor, frio ou calor, deixa no berço chorando até dormir! Tem dias que é muito para mim e vou la e ponho ela no peito, mas tem dia que eu aguento firme! O apoio do daddy Brown nestes dias é fundamental! Bjinhos

Carla Domingos disse...

Amiga eu tenho super preguica de ler, mesmo os livros sobre bebes...e nao tenho tempo.

Mas eu leio os blogs pq tem linguagem facil e sao curtos.

O Davi dos 5 a 6 mes dormia a noite toda, das 9:30 as 6 da manha!! uooba!!

Mas esse mes ele ta se acordando de noite, na verdade nem chega a acordar, fica gemeno, se virando, incomodado. Me disseram que pode ser gases ou dentes..

ele tava dormindo taaaao bem, eu tava nas nuvens...

mas tb ja me falaram que eh fase, que tem epocas que eles dormem bem, outras nao..

Bjinhos linda!!

Tatiana disse...

Ai...Monique...é fogo, né? Eu tambem so sosseguei quando encontrei um livro que me identifiquei totalmente!!!
Da uma tranquilidade né? Poder seguir certas regrinhas e ver que dao certo!! Bom demais!
Beijocas pras duas!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails