quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

B de Bactéria

Voce ja ouviu falar no grupo B streptococos de bacterias na gravidez? Eu também não tinha, até 2 semanas atrás. Até saber que sou portadora desta bacteria. Este grupo de bactéria é super comum 1 em 4 mulheres gravidas carregam a bacteria na vagina. Causa ? Totalmente desconhecida. Esta bacteria é uma bacteria de pele ou de intestino e geralmente nao causa mal nenhum a mãe portadora. Mas para o bebê pode causar problemas como septcemia, peneumonia e até mesmo meningite.

A bacteria se instala na vagina, e pode se comunicar com o bebe na sua saída, nao importa se é parto normal ou cesarea. Se a bacteria for descoberta na cultura vaginal, o procedimento será diferente do que se for descoberto na urina. No meu caso, a bacteria foi encontrada em cultura vaginal, então a profilaxia é antibiótico intravenoso durante o parto. Não devem ser dados antibioticos orais antes do parto em mães portadoras por que , neste momento, antibióticos não são capazes de prevenir a doença por GBS ( Grupo B de streptococos) em  recém-nascido.

Aqui em UK não é um procedimento comum fazer cultura vaginal para detectar este tipo de doença, no nosso caso foi pura "sorte" eu prefiro chamar de Deus em controle. Eu não sei quanto ao Brasil, mas na europa e e no EUA é procedimento normal e regular, já que 70% das grávidas podem carregar esta bacteria na vagina ou no anus. Penincilina é o antibiótico mais recomendado neste caso.

A proporção de infecção de bebê é de 1 em 300 casos para mães nao tratadas. E 1 em 6000 para mães tratadas na hora do parto. E bebês prematuros tem mais risco do que bebê a termo.

Para maiores detalhes esta website em portugues do CPDT (Centro pré-natal de diagnóstico e tratamento) dá uma boa explicação. Hoje em dia os riscos de morbidades do feto não são tão grandes quanto no passado. E viva a Tecnologia e medicina!!

*Beca sobre a paradinha do alho: A Beca perguntou para a doula dela sobre este streptococus B e o que fazer para minimizar o rsico. A doula dela falou para fazer um sache de alho enrrolada em gaze e uma fita ou barbante esterilizado e colocar dentro da vagina por três noites. E refazer o exame. Eu achei a idéia fantástica, mas infelizmente não consegui achar gaze por aqui, pelo menos na farmácia que olhei. Refiz o exame e nao deu nada, mas esta bactéria não é fácil de ser indentificada, e como foi identificada uma vez o hospital e a G.O. ( agora virei caso de G.O. e nao só midwife por que o caso esta um pouquinho mais complicado agora) disse que o risco pode ser grande se eu não for tratada, ou seja de qualquer jeito eu vou ter que ter uma canula com antibiótico intravenoso. Mas a paradinha do alho pode servir para outras gravidezes ;) obrigada

A nossa menininha ainda nao saiu, ontem era o dia dela sair, rs mas ela segundo a minha midwife esta feliz onde ela esta rs. Este é um dos problemas do parto normal, temos que esperar a vontade do bebê. Paciência é uma virtude da qual eu não possuo rs. Se fosse eu, ja estaria fora da barriga da minha mãe há muito tempo. Deve ter puxado o avô, o vovô Brown é a paciência em pessoa, um homem ponderado que não se precipita desde pequeno também. Ontem fiquei sabendo que nasceu 2 semanas depois do dia que a mãe completou 40 semanas. rs

Estou meio chocada e chateada por que minha amiga M perdeu o bebê ( antes mesmo dele nascer). Fizemos o grupo de ante natal juntas, sonhamos juntas, fizemos planos para o nosso bebês juntas. Ela teve um gravidez meio conturbada, o namorado a deixou quando soube que estava grávida, ela perdeu o emprego ( a firma que ela trabalhava fechou) e mais outras coisas que nao vem ao caso, mas igualmente estressantes. O bebe dela estava para nascer dia 14 de Fevereiro. E de repente ela sumiu, nao atendia telefone, não conseguia achá-la, e lógico com a mamae aqui e chá de bebê meu foco estava em outras coisas. mas semana passada minha doula Jeanette deixou escapar que uma tragédia tinha acontecido, e eu liguei um pontinho no outro. Conversei com a minha midwife que era a mesma dela, por que afinal de contas, ela é minha amiga e quero de uma certa forma confortá-la, mas nao sei como. Nao sei o que dizer. Minha midwife só confirmou as minhas suspeitas e falou que nao podia me contar por que era confidencial. Mas eu pedi para ela dizer que estavamos orando por ela e pensando nela com carinho.

Ontem ela me mandou uma mensagem pelo celular, lógico ela esta muito chateada e falou que apesar de tudo o que aconteceu não quer perder o contato comigo ou Yasmin. Mas nao quer me contar o que aconteceu por que entende que agora não é o momento para eu saber. Mas a verdade é que ela e nem T ( seu bebê) me saem da cabeça, gosto muito de M  e sinto por ela. E as vezes me pego pensando a noite neles. .Mas tem situações que nunca vamos saber o que dizer ou que fazer. Ou melhor tem perguntas que infelizmente nunca vamos saber as respostas...

Só para mudar de assunto e não terminar este post desta forma. Hoje de manhã o meu muco plug saiu!! Isso quer dizer que meu corpo esta preparando para a saida dela.


Esta gosma amarela saiu hoje de manhã, ou seja tecnincamente isto já é começo de trabalho de parto, mas o bebe pode sair esta noite ou daqui 2 semanas, isso nao quer dizer urgencia como se a bolsa estourasse, mas é um passo a mais para o parto. Ah é  a minha barriga esta super baixa e a cabecinha dela esta encaixadinha ;) Pode acontecer agora a qualquer momento!!

8 comentários:

Pris Gger disse...

Oi, amiga. Que chato esse negocio da streptococus... aqui é rotina sim, fazer o exame e o mesmo tratamento com antibiótico durante o parto... vou fazer o meu daqui umas 3 semanas... espero em Deus que não dê nada!! Mas bem, se der, vamos cuidar, né?! Bom, tb fiquei triste com a perda a sua amiga M. Não é fácil perder um filhinho, ainda mais quando já está pra nascer ou quando nasce e não resiste... tb orarei por ela.
E quanto à Yasmim, acho que está se preparando para sua chegada triunfal... não deve ser nada fácil ficar esperando a mocinha dar sinal de sua saída, mas sabemos que no tempo certo, que é o tempo de Deus, a princesinha sairá para alegrar o seu lar. Se cuida e dá notícias, ok?! Bjsss

Margarida disse...

Amiga, estou torcendo muito por vcs duas, vai dar tudo certo! Fico muito feliz ao ver sua confiança em Deus! Beijinhos mil!

Mariana Hart disse...

Querida, eu tive essa bactéria na gravidez dos meninos e o GO disse que foi por causa da infecção urinária que eu tive no início da gravidez.

A diferença é que só descobri depois que eles nasceram, por serem prematuros é feito muitos exames e ele tomaram antibiótico desde o 1º dia de vida. Por ter sido tratado logo, eles não desenvolveram, prematuro tem mais propensão e não tiveram, imagina a Yasmim na hora certa firme e forte e vc se tratando logo?! Vai dar tudo certo!!! Isso é mais comum do que a gente imagina!

O mais importante vc tem, assistência médica e acesso a informação! Logo a Yasmim estará em seus brços, linda como a mãe!

Um super beijooo! =)

Beca Bricio - Mulher que pariu disse...

Monique, fico feliz em ajudar!!! Sabe como é essa solidariedade materna, né!!

Eu não sabia que essa bactéria era super comum nas gravidinhas.

Ah, e o importante é que você está sendo monitorada por profissionais e vai dar tudo certo.

Yasmim está super confortável no lugar mais aconchegante do mundo. Por isso que ela que não é boba nem nada ainda está por lá!!!

Mas logo logo ela estará por aí e você postará fotos dela para matarmos a curiosidade e a vontade de vê-la!!!

um bjão na barriga!!!!

cintia disse...

Poxa, fiquei bem triste e abalada com sua amiga que perdeu o bebe :/ Que triste.

E boa sorte pra voce. O grande momento esta chegando e to torcendo mesmo que seja tudo como voce sempre quis. Conta aqui depois. Beijao e aproveita a sua miudinha! xxx

Débora disse...

Chato isso da sua amiga, hein ? Com certeza, num momento posterior, ele vai precisar do apoio das pessoas queridas... imagino que agora o momento é só dela e não queira falar muito no assunto, pois nessas horas só faz a pessoas sofrer mais... Que Deus possa lhe dar o conforto que ela precisa nesse momento...
Quanto a tal da bactéria, eu tb só ouvi falar nas aulas de preparação para o parto. Mas não sou portadora... Então, está chegando a hora, né ? Fica com Deus, Mummy... Que ele possa estar ao vosso lado e traga ao mundo essa linda menina ! Beijinhos e vai dando notícias !

Margarida disse...

Oi querida, obrigada pela força e pelo carinho lá no meu blog, estou correndo pra me tratar logo e acabar com essa história de uma vez. Eu tinha colocado o nome da clínica lá no blog, mas meu marido ficou falando um monte, que a gente precisa definir o que vai fazer com os óvulos antes de ficar falando mal deles por aí, pq afinal de contas eles estão com um material muito importante nosso e como já vimos que não são nada confiáveis é melhor segurar um pouco a onda. Aí a pedidos do maridão eu tirei o nome deles de lá. Ninguém merece, é um stress só! Estou orando a Deus pra passar logo, mas na próxima conversa eu vou encostar eles na parede.
Beijinhos amiga, estou ansiosa pra ver baby Yasmin!! Mas tudo no tempo certo, já, já ela chega linda e loura!

Amanda disse...

Vou fazer o exame amanhã! o médico solicitou na ultima consulta, melhor prevenir, né?
Mas isso não afetará seu parto domiciliar, né?
Sua pequena deve estar mto confortável, aproveite esses dias com ela na barriga, eu nem completei 37 semanas e já tô com saudades das mexidinhas dela...rs

Bjinhossss e boa sorte!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails