quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O que eu vou esperar do meu parto. Voltando as origens



Poucos posts que eu escrevi eu fiz um relato de como me sinto sobre meu parto. Mas na 36a. semana de gestação é impossivel nao pensar neste momento. Hoje eu tive consulta de novo e desta vez foi especial, por que foi aqui em casa. A parteira veio ver se temos condições  de ter um parto em casa. A consulta aqui em casa foi longa, muita conversa envolvida, eu tenho tantas duvidas, meu marido tem tantas duvidas, alias somos totalmente marinheiros de primeira viagem neste quesito.

Hoje de manha (antes da consulta) eu estava no quartinho de Yasmin e Graham chegou me abraçou e me perguntou como eu me sentia. Eu fui honesta eu disse que nao sabia, relamente eu nao sei como eu me sinto ( medo, ansiedade, euforia). Ele continuou me perguntando se eu me sentia pronta para o parto. Eu pensei e disse que não. Eu achava que eu estava pronta, mas agora eu  nao sei se estou rs. Ele me abraçou e disse que também nao se sentia completamente pronto e começamos a conversar.

Acreditamos que o parto é uma destas coisas que por mais que a gente tenta se preparar nunca vai se sentir totalmente prontos. Foi até engraçado, pensamos na mesma analogia para explicarmos como nos sentiamos frente a este desafio. É como se fosse o vestibular mais importante da sua vida e na manha do dia da 1a. prova voce sente que deveria ter lido mais o seu livro de história ou  feito mais exercicio de física otica. Mas no final voce percebe que passou no vestibular e que tudo nao passou de uma insegurança normal de qualquer academico. Assim que tenho visto o meu parto, algo que mesmo que eu nao me sinta pronta, tudo vai dar certo no final.

 As condições para se ter um parto em casa aqui em UK sao bem restritas. Apesar do susto da semana passada, minha gravidez foi tranquilissima, algumas infecções urinárias e indigestões, mas nível de açúcar e oxigenio no sangue e a pressao arterial se manteve normal a gestação toda. graças a Deus! E isso me qualifica para ter o parto em casa. Geralmente aqui em UK eles nao permitem que o primeiro filho nasça em casa. Mas a minha midwife é expert em parto em casa, e ela me confessou que ela até prefere fazer partos das pacientes dela em casa.Mas na hora mesmo do parto, nao sabemos se vai ser ela que vai estar de plantão, mas isso, para mim na verdade nao importa.

Desde quando eu fiquei gravida eu tinha algumas ideias de como eu queria o meu parto. Envolvia agua ( eu amo agua) e no recanto de casa. Eu nao sei quanto a voce, mas eu DETESTO hospital rs O que é uma baita ironia por que me formei em fisioterapia em 2001. Mas a verdade é que nunca gostei de hospital. O ambiente de hospital me deixa um pouco tensa, nao me sinto confortável.

Bom eu sei que gravidez e parto quase nunca sai do modo que nós esperamos. TUDO PODE ACONTECER! Bebe pode querer sair mais cedo, ou mais tarde. Complicações e emergências podem acontecer e estando em casa estamos mais vulneraveis as adversidades. E por isso,  fica mais difícil e demorado de entrar com uma intervenção médica.

Quando eu converso com as pessoas e menciono que quero um parto normal em casa, na piscina com o mínimo de intervenção médica ( leia-se sem anestesia, drogas) as pessoas olham para mim como se eu fosse louca de pedra, talvez eu realmente seja rs. Mas gostaria de passar por esta experiência. Voltar as origens, me conectar da forma mais pura e natural possivel com o instinto materno de parir e com a benção que Deus me deu em ser mãe. Mas para ser sincera fico feliz dela vir da forma que ela quiser, parto normal, no hospital, cesarea, mais cedo, mais tarde enfim de qualquer jeito.  Acredito que qualquer forma que ela escolher vir ao mundo nao vai manchar ou estragar este momento tão precioso. Afinal de contas, por incrível que pareça é o nene que decide a hora, o lugar e as condições de dar a luz.

Lógico que eu agradeceria muito se ela quisesse cooperar com o sonho da maezinha dela., ne? Se os meus planos de parto derem certo eu vou sentir que todo o nosso esfoço e preparação nao foram em vão.Por que ter um parto em casa envolve  de nós mais preparação do que ir para o hospital. E hoje começamos nos preparando, emocionalmente, fisicamente, espacialmente ( arrumando lugar na casa) e financeiramente ( a compra do equipamento necessário).

Estou euforica por que compramos a piscina para dar a luz. Ela chega sexta. Ela é relativamente pequena, cabe um adulto, é de plastico, inflável e feita de um material ecológico que nao agride o meio ambiente. E é da marca  La Bassine



A piscina vem com uma proteção chamado Liner. Que se trocado o liner descartavel pode reusa-la algumas vezes. Se voce mora em UK e que também pretende ter um parto na água, em casa, mas nao quer comprar uma piscina. Por favor entra em contato conosco, por que estamos pensando em alugar para futura mamães uma vez que eu parir. Se mencionar o blog, ganha 20% de desconto ;-)

Ela vem com a mangueira de 15 metros, o pump de inflar, o pump de retirar agua. Ela conserva a agua quente melhor do que a Pool in a Box, adaptador de torneira. No caso para alugar voce só precisa de comprar o liner descartavel ( por motivos de higiene e segurança) A piscina demora 5 minutos para inflar e + ou - 25 minutos para encher e requer 450 litros d'água.

Agora meninas é só orar para que tudo de certo, para que Yasmin venha na hora e dia certo conforme a previsão do médico, dia 22 de Fevereiro.  Para que eu realmente use esta piscina rs sem nenhuma complicação de parto. Yasmin esta de cabeça para baixo, mas nao esta encaixada ainda, ou seja, acredito que ela ainda espera minha mãe chegar e o cha de bebê rs.

Mesmo planejando um parto em casa preciso arrumar a mala do hospital do bebê e a minha, se caso haja algum imprevisto até o dia 1o. de Fevereiro! Nem acredito que ja esta quase chegando a hora! De todos os livros que eu li a única coisa sobre parir que realmente me tocou foi que o nosso corpo foi feito para isto e a na hora H mesmo, seu corpo e seu bebê vão saber o que fazer! Então tá, né ?Que venha então a hora do parto! ( mas só apartir do dia 22 de Fevereiro rs )

13 comentários:

Blog da Vania disse...

Querida, vai dar tudo certo, quer dizer, tenho certeza que voce está mais que preparada, você é intensa em tudo que voce faz, e desde que voce ficou sabendo que estava grávida, voce foi se preparando, e essa "imaginária" insegurança não passa de excesso de responsabilidade. Mas fique tranquila querida, voce está preparada, o papai Brown também está preparado, e até eu também estou preparada e anciosa (no bom sentido) pra receber a nossa princesinha que é esperada com tanto carinho, amor e dedicação.
Amei a picina e daqui 9 dias estarei aí com voces se Deus quizer!!!! Beijos

Luana disse...

Amiga será um momento mágico , como certeza dará tudo certo . Deus está abençoando vocês .
beijoss

Patrícia Boudakian disse...

Você é uma fofa e tenho certeza que tudo dará certo. Eu tbm estou na mesma luta que você. Boa sorte e parabéns pela decisão. Linda e sábia. Grande beijo.

cintia disse...

Querida, voce eh muito corajosa. E acho que quem opta por um parto natural, em casa, eh uma heroina. Eu sou o oposto :) Vai dar tudo certo. Pensamento positivo! Beijos!

Débora disse...

Mummy
confesso que admior e muito a sua coragem ! acho que jamais optaria por parto em casa, pois sou muito medrosa e pouco resistente à dor.
Meu parto foi no hospital.... também não gosto nada de ambiente hospitalar,mas pelo menos tinha certeza de que em caso de alguma emergência estaria tudo ali,a mão... meu marido esteve todo o tempo comigo e isso é muito importante... assim que estava com 4 cms de dilatação,pedi logo que me dessem a epidural, para não sentir as dores. Ainda levei uma segunda dose antes do Di nascer. Bendita anestesia ! Não é querendo te amendrontar nem te desanimar, mas as contrações não são nada agradáveis... e olha que só senti as do início... sei que isso não eve ser nenhuma novidade para vc... mas se vc deseja e está mentalizada para esse parto natural é sinal de que está preparada, mesmo que não sinta isso conscientemente. O melhor que vc faz é não pensar muito no assunto. Engraçado é que nunca pensei muito sobre o parto, como seria, nas dores... na hora parecia tudo tão natural... logoeu que semprefui tão medrosa pra essas coisas. acho que é o instinto materno que aflora com masi força quando vamos dar a luz. Que Deus te proteja e abençoe amiga... Como dizem aqui em Portugal, que DEus te dê uma boa hora e que seu parto seja tranquilo, da maneira como vc deseja ! beijinhos

Bia disse...

AMiga, amei seu post de hj! O verdadeiro parto humanizado. Meu sonho!!! Mas aqui no RJ é complicado, todo mundo só quer saber de cesárea. Já li muito sobre o parto humanizado e é como eu queria ter meu Bê. Vou até o fim querendo parto normal, mas acho que minha GO vai querer cesárea, já me falaram isso. Ela não fala claramente, mas sinto isso. Depois nos conte toda a sua experiência, vou adorar saber como foi e tenho certeza que dará tudo certo!
Bjsss

Pris Gger disse...

Amiga, é tão bom compartilharmos o mesmo sonho... espero que nossos babys tb..rs. Eu, apesar de querer muito um PN na água, acho um pouco difícil conseguir pq aqui no ES as coisas evoluem bem devagar - até tem 2 hospitais na capital que tem banheiras nas suites de parto, mas acho que servem mais como meio de controle à dor. Enfim, vou continuar tentando.. ainda tenho algum tempo, né?! Que tudo dê certo para nós duas e que nossos babys venham com muita saúde e na hora deles. Bjsss

satya disse...

Que otimo deve ser ter o bebe em casa. Concordo com vc, a gente nunca esta totalmente preparado, eu tive 2 filhos e mesmo no segundo, nao me sentia preparada. Tambem odeio hospital, e queria ter o parto em casa, mas marido nao estava preparado pra isso, entao decidi pelo Birth Center eh bem legal e sem clima de hosptal(acabei nao tendo o bebe la) e eh a opcao mais parecida com home birth. Mas nao preocupa nao, no fim tudo sai bem.Adorei seu blog. Voltarei
bj

Line disse...

Eu acho que deve ser uma emoção muito grande, indescritível, mágica! Se algum dia tiver filhos, quero ter um parto normal, talvez em casa também. Minha mãe é auxiliar de enfermagem recém-aposentada e eu e meu irmão nascemos de parto normal hospitalar. Ela vivia reclamando da cara de pau de certos médicos, que inventam de um tudo pra assustar as futuras mamães, que acabam oprando por uma cesárea, muitas vezes por falta de informação.

Minha mãe disse que dói sim, mas vale muito a pena! Dor nenhuma no mundo deve ser maior do que a vontade de ter sua Yasmin nos braços!

Beijos e Boa Sorte!

Anne disse...

que sonho!
meu coração está na boca por vcs!!
vai ser tudo lindo... mande sempre notícias, hein????
bjo bjo bjo

Jéssica Araújo disse...

Lindona, ai que bom que as coisas estao acontecendo da maneira que vc sempre desejou. Que vc tenha um parto perfeito e inesquecivel! Beijooo

Juliana Ramos disse...

Acho isso lindo!!!
Não consegui nem a metade...

Tem selinhos pra vc lá no bloguito!!!

Bjinhos

Glau Nott disse...

Adorei o post, toda mulher pensa no dia do parto nao? pelo menos as q querem ter filhos.. espero que o seu seja do jeito que vc planejou!
tudo de bom.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails