domingo, 19 de setembro de 2010

Panelando : Paella sem frutos do mar


Este post vai ser um pouco diferente, ontem foi um dia muito gostoso e gostaria de compartilhar com voces. Meus sogros vieram aqui para nos ajudar no jardim e ficaram para um jantarzinho especial que eu fiz.

Inspirada por ela e ela resolvi colocar no ar uma de minhas aventuras na cozinha.

Como grávida tem restrições em comer mariscos e frutos do mar, esta é uma receitinha de Paella ( deliciosa) de frango e linguiça defumada apenas. Ideal para uma reuniãozinha com amigos e ou até mesmo um jantar surpresa para o maridão. Uma opção mais sofisticada do que galinhada e tão gostosa quanto.

Esta receita esta no livro de culinária que tenho chamado: cozinhando divinamente em 30 minutos ( mas esta Paella gasta muito mais do que 30 min ) . Acho que o que mais demora mesmo é organizar os preparativos. Então a dica é cortar todos os ingredientes e coloca-los em potinhos esperando a hora de serem misturado na Paella. Foi assim que eu fiz.



Bom vamos então a receita:

Serve: 4 pessoas
Tempo de duração: +ou - 2,5 hs

Ingredientes:
  • 2 coxas e duas sobrecoxas
  • 60 ml/ ou 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola roxa grande picadinha em pedaços finos
  • 1 dente grande de alho amassado
  • 5ml/ ou 1 colher de sopa de açafrão ( em pó)
  • 115g de chorizo ( linguiça espanhola) ou qualquer linguiça defumada que voce achar ( o importante é ser linguiça defumada, para dar o gosto caracterísitco da Paella)
  •  225 g ou uma xícara cheia de arroz
  • 600ml de chicken stock ( bom eu recomendo 2 caldinhos de galinha dissolvidas nestes 600ml de água)
  • 4 tomates sem casca e sem semente picados
  • 1 pimentão vermelho  sem sementes e cortados
  • 115 g de ervilha
  • Sal e Pimenta do reino a gosto

Primeiro passo:

Aqueça a caçarola ou frigideira no fogo com o azeite de oliva. Uma vez aquecido frite o frango neste azeite , virando alternadamente até dar um cor dourado ao frango. Adicione então a cebola, o alho e o açafrão. Cozinhe por dois minutos em forno médio. 

Comentário meu: A cebola, o alho e o açafrão vão virar uma mistura que vai dourar mais ainda o frango.


Segundo passo:

Corte a linguiça defumada em rodelas e adicione ao frango com o arroz ( sem estar cozido)  e o stock ( caldo de galinha dissolvido em 600 ml de água). Coloque sal e pimenta a gosto e deixe cozinhando em fogo baixo.

 Comentário meu: No meu livro de receita fala para cozinahr em 10 minutos, mas não tem como, por que o arroz ainda esta cru e lembre-se o frango precisa também cozer bem. O que eu fiz foi tampar e deixar em fogo baixo até ver que esta secando pela metade. Voce vai ver que 600ml de stock é muito e vai demorar a secar.

Terceiro e último passo:

Quando ver que o stock esta absorvido pela metade, adicionar os tomates picados, sem pele e sem semente, o pimentão vermelho sem sementes e cortados e as ervilhas. Retornar para o fogo baixo e deixar cozinhando até o frango e o arroz estiverem macios e cozidos e o arroz ter absorvido todo o molho (stock)


Para acompanhar um vinho branco gelado (chardonnay) ou se voce estiver gravidinha assim como eu um bom suco de laranja. Servi com salada (delicia).


Não sobrou nada, aprovação total do marido, e dos sogros!! Raparam a a frigideira rs Uma receita fácil, prática e muito gostosa! Espero que voces gostem!!

7 comentários:

Renata disse...

Meninaaaa. Aqui são 12:30 e quase me joguei de cabeça na tela depois de ver essas fotos!!!!! EU QUEROOOOOOO

Vania disse...

Querida, cada vez mais me sinto orgulho de voce!!
Que prato lindo!!! Que delicia que deve ter ficado. Parabéns, voce (também)é uma excelente "cock".
Vou tentar fazer aqui, depois te conto como ficou.
Beijos

O Burro que chora disse...

Amiga,
Não faz assim...
Estou de regime...
Tentação de comida...
bjs

Carla ♥♥♥ღ •*☆*•.¸¸.•*☆*• disse...

Hunnnnnnnnnnnnn..que delicia....deu ate fominha agora....vou preparar com certeza

bjinhos

Tatiana disse...

Nossa..que delicia Monique,quer dizer que a senhora é prendada..rsrs???
Eu aaamo paella e essa esta com uma cara otima!!!!
Puxa...fiquei emocionada com o teu comentário la no blog, adorei mesmo!!!!!!
E como é que esta essa barriguinha??

Beca Bricio - Mulher que pariu disse...

huuuuuuuuuuuuuuuuum!!!!

Daniela Lopez Garcia disse...

Hummmm...
assim que eu puder comer linguiça... talvez demore bastante ainda... rsrs
Vou fazer com certeza!!!
Cara ótima!!!
Bjs!!
Dan.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails