quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O que esperar quando se esta esperando!



A quantidade de informação disponível para gestantes é enorme, de folhetos, livros a portais na internet. E esta vasta gama é derramada constantemente sobre nós. Da concepção ao parto, o que não falta é material,  muitos cientistas, estudos empíricos, receitas da vovó tem sempre alguma dica, ensinamento ou " causo" para contar.

 Muitas das vezes achamos contradições entre uma fonte ou outra. Há também certas diferenças a respeito de tradições em diversas culturas quando o assunto é gravidez. Mas na maioria das vezes o que esperar quando se esta esperando com certeza é uma explosão de respostas hormonais dentro de nós.

 E lógico o mais importante de tudo, um fator que nao podemos esquecer é o da individualidade biológica.
Por exemplo dizem que grávidas tem muito enjoo, eu por exemplo, não enjooei nada. O que foi uma agradável surpresa ! Ao contrário de algumas amigas minhas, que não conseguiam nem cozinhar por que o cheiro da comida embrulhava o estômago! Alguma futuras mamães tem leve sangramento até o terceiro mês, outras não. O importante é manter seu médico(a) informado e estar bem monitorada.

Sono, cansaço, dor nos seios e sensibilidade aumentada, foram os sintomas físicos e emocionais que tenho mais sentido nestes primeiro três meses. O cansaço e dor nos seios, em mim, tem sido constante.

É maravilhoso ver como o nosso corpo se adapta para melhor proteger o feto. O aumento do peso e o crescimento das mamas, são respostas hormonais importantes de aumento de reserva energética e preparação para lactação. Quando eu estava na 8a. semana de gravidez eu passei por uma situação interessante, eu geralmente não tenho resposta alérgica à picadas de mosquito, abelhas, plantas e etc. Mas depois da gravidez, dependendo da planta minha pele fica toda irritada, deixa eu explicar melhor, aqui perto de casa tem um parque muito gostoso e a maioria do meu fim de tarde eu passo lá, se eu encostar em uma determinada planta ( a planta realmente irrita a pele, mas antes da gravidez nunca tive reações fortes a ela), minha pele fica vermelha e coçando muito. Esta resposta alérgica a este contato é a forma que meu corpo reage em função de um corpo estranho em contato com ele. É meu sistema imunitário protegendo o feto!!  São os instintos maternais tomando conta do meu corpo todo! Com certeza a natureza é sábia e Deus fez e faz tudo perfeito!

6 comentários:

Blog da Vania disse...

Querida, vir bisbilhotar seu blog é sempre uma agradável surpresa. Me lembro de quando passava por estas mesmas reações... quando espera por voce!!!! Volta todo o sentimento maravilhoso de "espera quando está esperando" tantas perguntas... Mas o tempo é mesmo sábio!!! ele vai dando as respostas e a a resposta mas esperada!!! o dia que aquele ser que esperamos com tanto carinho, amor, sonhos, chega e aí a gente vê que não foi tanto tempo a espera!!!
Beijos

Blog da Vania disse...

Querida, é sempre uma agradável surpresa vir "bisbilhotar" seu blog!! Volto ao tempo que eu também esperava por voce... Tantos sonhos, tantas indagações!! mas o tempo é mesmo sábio, e aos poucos vamos tendo as respostas muitas vezes empiricamente, até o grande dia que chega aquele ser que com tanto amor, carinho, esperança chega e aí vemos que não foi tanto tempo assim e que tudo valeu a pena
beijos de sua mamãe

Eloise disse...

Olá
Obrigada pela visita no meu blog, estou te seguindo...seja bem vinda, aproveite bastabte esta fase, estarei aqui viajando com vç, nesta maravilhosa viagem reuma a maternidade.

Creio sim, que cada mulher tem uma resposta a todas estes hormonios...na minha gestação eu tinha muita nauseas e enxaqueca, eram gemeos e eu tinha os sentomas tudo em dobro, infelismente levei a gestação somente até o sexto mes, vinte e seis semanas, pois minha bolsa rompeu, fiquei internada, eles nasceram e não resistiram, faleceram, agora são anjos...

Mas estamos agoraem uma nova fase e tentando engravidar novamente e sei que vamos conseguir.

Continue a seguir meu blog e tb seguirei o seu.

Bjs carfinhosos na barriguinha

Carol P disse...

Seu post tem o mesmo nome de um livro para gestante e mamaes otimo. Vc conhede What To Expect When You're Expecting, Pregnancy, baby.....

Mummy Brown disse...

Oi Carol, conheço sim. O livro é antigo, parece que a 1a. edição foi publicado em 1984. Foi escrito no formato perguntas e respostas. Conheci alguns anos depois, ainda nos tempo de faculdade, quando ainda nem pensava em ser mãe. Tive que apresentar um trabalho científico em fisioterapia em G.O sobre SOMP. Tive que pesquisar em tudo o que voce possa imaginar. Apesar do sucesso de vendas do livro, ele é muito criticado na área médica. A autora Heidi Murkoff, não é qualificada na área e na época foi acusada de focar nas patologias e também na dieta restrita para gestante. Confesso que nunca li as outras obras da mesma autora.

Daniela Lopez Garcia disse...

Engraçado vc dizer isso!!
Aqui no Brasil tem um livro, traduzido, chamado "O que esperar quando se está esperando" que foi indicado pola minha GO... e li todinho durante a gravidez, me ajudou demais!! Sendo que é uma edição atualizada... talvez tenha diferença...
Eu amei o livro. Recomendo!!!
Bjks!!
Dan.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails